domingo, 17 de julho de 2011

Tempo


O que é o tempo? Como defini-lo?

A noção de tempo é inerente ao ser humano, uma vez que a maioria das pessoas consegue ter a percepção dos acontecimentos à sua volta. Porem, isso é uma definição um tanto quanto subjetiva, e para facilitar, e padronizar o mundo, as pessoas decidiram passar a mensurar o tempo. Horas, dias, semanas, meses, anos. Tudo muito fixo, sem espaço para ajustes, a não ser a cada 4 anos, quando ganhamos um dia de bônus.

Pois bem, gostaria de saber quem foi que decidiu que para um dia bastavam 24 horas. Talvez essas 24h eram suficientes até a década de 80/90. Mas nos meados da década de 90, essas 24h passaram a ser insuficientes. O mundo passou a andar com pressa, de repente começamos a nos estressar para conseguirmos realizar tudo o que era necessário nesse ínfimo período.

E assim continua... talvez 24h ainda sejam suficientes para meus pais, aposentados, com a vida ganha, vivendo o dia-a-dia na pacata Araraquara. Mas essas mesmas 24h não satisfazem meu irmão, que só no trânsito de São Paulo, perde 4h ou mais nos dias de semana, e quando chega em casa, mal tem tempo de curtir os filhos.

A mim, também não me bastam, e agradeço por Curitiba ainda não ser uma São Paulo (mas está perto, infelizmente). E o que me assusta é que eu sou uma pessoa organizada, não do tipo escrava dos horários, mas num limite saudável. Quando não consigo cumprir a agenda, passo para um próximo dia, e assim acabo num loop infinito.

Acho que o problema todo está no mundo, parece que toda a tecnologia e informação não facilitaram a nossa vida, e sim criaram mais situações que nos fazem perder esse bem tão precioso: o tempo.

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário